Um exemplar do grupo de raças Braco, criado sensivelmente no século XV, numa combinação de cães farejadores. Devido a um defeito na raça antigamente, nomeadamente o fato de os tipos com pêlo curto não terem o peso proporcionalmente correto, foram feitas melhorias. Dentro destas melhorias, houve 2 fases que gostaríamos de destacar, todas durante o século XX. No inicio, esta raça foi combinada com o Doberman, e no final foi combinada com o Pointer. Após estas melhorias vitais, o Braco Alemão acabou por ganhar a fama de ser um dos melhores cães para a caça.
Vamos então falar de algumas das características que este cão ganhou com todas estas combinações. Esta raça é uma espécie muito submissa e obediente, pelo que torna a sua educação muito mais fácil, recomendado para iniciantes. É também um cão algo dinâmico e cheio de vontade de participar em actividades, o que o torna, claro, bom para a caça. Há quem o utilize com cão de guarda, o que é ótimo visto que ele possui as aptidões necessárias para tal.
Tem um corpo grande mas bem definido e bonito. Em termos de tamanho, este vai entre os 58 e os 66 cm, com um peso de entre 25 até 30 kg. Visto que o pêlo é curto, não é difícil de ver a sua musculatura bem definida. Nesse sentido, as costas do Braco são bem definidas, com um sólido pescoço, com a garupa direita, tal como o seu peito. As orelhas estão à mesma altura que a sua forte testa. Voltando à questão do pêlo, a cor normalmente é a castanha, mas também pode ser em preto.
O Braco Alemão ou Kurzhaar é um cão muito bem equilibrado. Resistente, forte e ágil. É um cão de aponte, muito inteligente e afetuoso. É um cão fiel que demonstra nobreza e elegância.
“Muito popular na Europa, o Braco Alemão é adaptável a qualquer tipo de caça. É também muito usado como cão de companhia, por ser muito dócil, obediente e um excelente companheiro para a família”.
Ele é um cachorro muito equilibrado, forte, resistente e ágil. É um cachorro que pode ser criado como cão dosméstico, pois é bastante afetuoso.