Origem e história da raça
O Boiadeiro de Berna ou o cão da montanha de Berna é um cão de origem ancestral que, na zona pré-alpina das montanhas da Berna e dos campos do centro do cantão de Berna, foi utilizado como cão de guarda e de cão boiadeiro. No princípio se chamava “Dürrbächler” devido ao nome da aldeia e da pousada de Dürrbach, perto de Riggisberg, no cantão de Berna, onde este boiadeiro tricolor de pêlo longo estava especialmente difundido.
Em 2902, 1904 e 1907, exemplares desta raça foram apresentados pela primeira vez a exposições caninas. Em 1907, uns agricultores da região de Berthoud decidem promover a criação da raça pura deste boiadeiro nativo fundando o Clube Suiço do Dürrbächler e definindo os traços característicos da raça em standard.
Temperamento e carácter
Bem equilibrado, atento, vigilante e sem medo a nenhuma das circunstâncias da vida diária. É um cão fiel aos seus donos. Muito seguro de si mesmo, é pacífico com os estranhos. O seu carácter é dócil.
Convertendo num muito bom cão de companhia, adora viver perto da sua família. E não dúvida em utilizar a sua força para defendê-la. Necessita da contínua presença de um dono e brincar regularmente com ele. É um cão muito ligado. Na solidão pode tornar-se agressivo e temeroso.
Características físicas
Cão de pelo longo, tricolor, forte e poderoso. Apesar do seu grande tamanho e se pode tornar pesado, o Boiadeiro de Berna é um cão flexível, harmonioso e bem proporcionado. Possui uns membros fortes e vigorosos, com um tamanho superior ao da média.