GIROLANDO
Possui cabeça proporcional, descarnada, de comprimento e largura média; seu perfil é retilíneo e levemente convexo; a fronte é larga e plana; o chanfro é reto, de comprimento médio, sendo mais curto e largo nos machos e nas fêmeas é mais estreito e comprido; o espelho nasal é de coloração escura, largo, com narinas amplas e dilatadas, bem separadas entre si; os olhos possuem formato elíptico, são grandes, escuros, protegidos por rugas da pele; as orelhas possuem tamanho mediano, relativamente largas, mais estreita nas pontas, posicionando-se para frente e para baixo.
Seu pescoço é forte, alto, bem inserido à cabeça e ao tronco, sendo que nas fêmeas ele é longo e descarnado e nos machos é musculoso e mediano; a barbela é de tamanho médio e pregueada.
Esta raça apresenta um peito forte, largo e amplo, com boa cobertura muscular e pouco depósito de gordura; as espáduas são moderadamente largas, bem implantadas ao corpo, ajustando-se de forma suave ao tórax, costelas e garrote; suas costelas são bem arqueadas e largas; o dorso e o lombo são retilíneos, musculosos, tendendo para a horizontal, inserindo-se harmoniosamente à garupa; o tórax é amplo e profundo; ventre desenvolvido e bem sustentado (mostrando boa capacidade digestiva); o umbigo possui tamanho mediano; as ancas são bem afastadas e no mesmo nível, sem grande deposição de gordura; a garupa é proporcionalmente larga e comprida e com boa cobertura muscular; a cauda insere-se harmoniosamente, achatada na base, longa, fina e ultrapassa a altura do jarrete; os membros são compridos, médios, bem afastados e com bons aprumos.
Seu úbere é bem desenvolvido, possuindo boa capacidade, bem inserido, não ultrapassando a linha do jarrete, bem irrigado, de consistência macia, ligamentos firmes; as tetas são simétricas, de comprimento e espessura médios, bem separadas e implantadas corretamente em cada quarto do úbere.
O Girolando é uma raça rústica, que se adapta muito bem no clima tropical do Brasil. Possui capacidade de auto-regulação do calor corporal, além de possuir pés fortes, hábitos de pastejo, capacidade ruminal, garantindo-lhe grande resistência e adequação ao meio ambiente. São também resistentes a parasitas, tanto internos quanto externos.