BRACO FRANCÊS TIPO PIRENEUS
ORIGEM
França. O Braco Francês tipo Pirineus é uma raça muito antiga, usada para apontar a localização de aves para o caçador e recuperar a presa. Ambas as variações de Braco Francês, a do tipo Gascão e a do tipo Pirineus, são originárias do sul do país, e muito populares nessa região, mas raros fora da França.
A principal diferença entre as duas raças é o tamanho. Enquanto o Braco Francês tipo Gascão atinge entre 58 e 69 cm, o Braco Francês tipo Pirineus tem apenas 47 a 58 cm de altura.
ASPECTO GERAL
Cão rústico, sem ser pesado, mas suficientemente musculado. A pele é mais ajustada do que a do "tipo gascão".
Trata-se de um cão de porte médio que consegue se mover rapidamente, mesmo sem correr. Possui crânio largo e mais curto que o tipo Gascão.
REGIÃO CRANIANA Cabeça - muito importante, mas não muito pesada. De perfil, as linhas superiores do crânio e do focinho são ligeiramente divergentes. Crânio - quase chato ou muito ligeiramente arqueado; apresenta o sulco mediano apenas levemente marcado. A protuberância occipital é apenas proeminente. Stop - nem raso nem acentuado.
REGIÃO FACIAL
Focinho - largo e retangular, às vezes, um pouco convexo. Trufa - cor marrom-castanho, narinas bem abertas. Lábios - menos pendentes ou menos convexos que os do "tipo gascão". Bochecha - Padrão não comenta Dentes/ Mordedura - tem que ser completa. Mordedura em torquês é tolerada. Olhos - bem abertos e bem inseridos na cavidade ocular, castanho, marrom ou amarelo escuro. A expressão é franca. Orelhas - inseridas acima da linha dos olhos, apenas dobradas. As extremidades do couro devem terminar a dois centímetros da trufa.
PESCOÇO
De bom tamanho, ligeiramente arqueado na região nuca, leve ou
TRONCO
Linha superior - Padrão não comenta Cernelha - Padrão não comenta Dorso - largo, reto, algumas vezes um pouco longo, mas sempre bem firme. Peito - visto de frente, largo; de perfil, longo e a profundidade alcançando o nível dos cotovelos. Costelas - são arqueadas sem exagero. Ventre - menos baixo que no « tipo gascão ». Lombo - curto, musculado, ligeiramente arqueado. Garupa - ligeiramente inclinada em relação à linha superior.
CAUDA
Fina; pode ser amputada ou naturalmente curta.
EXTREMIDADES ANTERIORES
Membros verticais, retos e musculosos. Mais leves que no « tipo gascão ». Ombros - musculosos e moderadamente inclinados. Braços - fortes e bem musculados. Cotovelos - no nível do esterno. Antebraços - Padrão não comenta Carpos - Padrão não comenta Metacarpos - Padrão não comenta Patas - dedos compactos e bem arqueados, conferindo um conjunto compacto, quase redondo. As unhas são fortes e as almofadas grossas e carnudas.
EXTREMIDADES POSTERIORES
Membros realmente verticais e retos. Mais leves que os do tipo gascão. Coxas - carnudas e musculosas. Joelhos - Padrão não comenta Pernas - musculosas. Metatarsos - mais para curtos. Jarretes - moderadamente angulados. Patas - compactas. Ajustadas.
PELAGEM
Mais fina e curta que a do "tipo gascão". COR - Castanho marrom. - Castanho marrom e branco. - Castanho marrom e branco fortemente salpicado. - Castanho marrom com marcação castanho (acima dos olhos, lábios e nos membros).
TAMANHO
Altura na cernelha: Machos: de 47 a 58 cm, sendo a altura ideal de 50 a 55 cm. Fêmeas: de 47 a 56 cm, sendo a ideal de 50 a 55 cm.
TEMPERAMENTO/ COMPORTAMENTO
De temperamento considerado sereno e adestramento fácil, é visto como bom cão de trabalho e companhia, já que aprecia a presença humana assim como seu parente da Gasgonha.